Problemas com o fisco : 4 erros que os empreendedores mais cometem
- Luis Miguel Moreira
- 18 de jul. de 2017
- 3 min de leitura

Um bom gerenciamento da empresa e de seus processos fiscais, tributários e financeiros é o que levará seu negócio ao sucesso, porém, dominar esses conhecimentos é bastante complicado sendo comum que as empresas cometam erros que gerem problemas com o fisco – órgão da receita federal responsável por analisar a situação fiscal das empresas.
O principal motivo que leva os empreendedores a cometerem erros é a própria legislação brasileira que é naturalmente complexa, criando uma lacuna para interpretações errôneas e equivocadas, isso sem mencionar que é uma legislação que passa por constantes alterações.
Estas mudanças repentinas nem sempre são acompanhadas de perto pelos empreendedores, mesmo os do mais alto escalão, isso aumenta a chande da empresa cometer erros que podem trazer problemas com o fisco, por isso, não deixe de conferir quais são os 4 erros básicos que costumam tirar o sono dos empresários.
1. Falta de conhecimento do sistema fiscal
O empreendedor que está inciando é o que mais sofre com a falta de conhecimento do sistema fiscal, a complexidade do sistema muitas vezes leva a empresa a cometer erros que podem trazer problemas com o fisco, resultando em multas desagradáveis, principalmente para quem tá inciando seus negócios
Este tipo de problema com o fisco pode ser evitado com a contratação de uma equipe contábil experiente e que esteja sempre a par do sistema fiscal vigente.
2. Gerenciamento inadequado
O mal gerenciamento é outro erro que acomete a saúde de várias empresas, a desordem e uma má gestão das notas fiscais recebidas podem levar as empresas a terem sérios problemas com o fisco
Quando as empresas não contam com um bom sistema de gerenciamento de Notas Fiscais por exemplo, fica fácil se perder e não encontrar documentos pertinentes devido ao grande volume de arquivos gerados mensalmente. Isso pode ser um problema sério em uma eventual fiscalização, já que esses são documentos comprobatórios de que sua empresa segue as normas da legislação brasileira.
Um gerenciamento e uma boa organização fazem bem para a saúde financeira da empresa facilitando o controle de fluxo de caixa e a projeção de futuros investimentos, permitindo aos empresários tomar decisões corretas a cerca do futuro de sua empresa, podendo inclusive ter um negócio que sobreviva a eventuais crises.
3. Descumprimento dos Prazos
Com um país em crise vem ficando mais comum que empreendedores deixem de pagar em dia suas obrigações fiscais, o que pode ser muito perigoso para sua empresa. É muito importante estar sempre atento aos prazos fiscais para que não haja atrasos no cumprimento das obrigações porque o atraso no cumprimento dessas obrigações acarretará em multas, problemas com o fisco, e dependendo da gravidade até sanções penais, tributárias e civis.
4. Utilizar-se de “Manobras Fiscais”
Nunca acredite em alguém que diz para você fazer manobras fiscais, não existe dispositivo legal na legislação tributária que autorize Manobras para pagar menos imposto, então tome muito cuidado, sonegar imposto é uma manobra ilegal que contribui para um mal funcionamento da sua empresa e do país como um todo.
Muitos ainda adotam aquele antigo pensamento, “trabalho 5 meses para pagar impostos”, “sonego porque o governo me rouba”, “é injusto eu pagar uma das maiores taxas tributárias mundiais”. Não estou dizendo que não sejam argumentos verídicos, é que na verdade uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa. Todas essas desculpas não te dão o direito de sonegar, mas sim de questionar o eletivo.
Esta prática é uma das principais causas de problemas com o fisco, e por muitas vezes são as responsáveis por fechar as portas de muitas empresas, as sanções são grandes e sempre vem acompanhadas de multas onerosas. Por isso, tentar burlar o fisco pode ser uma péssima ideia e ainda trazer graves consequências para o desenvolvimento do negócio, por isso é preciso evitar essa prática.
Comments