Como declarar ganhos com AdSense da maneira correta.
- Luis Miguel Moreira
- 11 de set. de 2017
- 2 min de leitura
Para muitos a palavra AdSense é desconhecida, para outros nem tanto. AdSense é uma ferramenta de monetização online gerida pelo google que paga à blogueiros, youtubers e outros, para vincular propagandas aos seus conteúdos. Em resumo, quando você vai ver um vídeo do Youtube e antes dele passa por exemplo uma propaganda da gillete, isso é adsense, e aquele canal recebe por isso.

O interessante é que muita gente que ganha através de AdSense não imagina que o valor deve ser declarado mês a mês para poder ser gasto sem gerar problemas com o Receita Federal, mas como fazer isso? Este é um procedimento bem fácil que vou mostrar nesse vídeo tutorial e explicar os detalhes mais importantes, inclusive como pagar.
A maiorias dos blogueiros acaba usando esse sistema de monetização. Independente se você não recebe pagamentos todos os meses ou se está na faixa de valores isentos, tem que fazer a declaração usando o “Carnê Leão”
Mesmo com esse nome, é um programa que você instala no seu computador ou no celular e reporta todos os meses que receber um pagamento do AdSense, bem como verifica se há imposto devido, gera a guia de arrecadação (DARF) se for o caso e já adianta uma parte da sua declaração anual do imposto de renda.
AdSense, Imposto de Renda e Carnê Leão
O ideal é sempre estar amparado por um contador experiente, que possa tirar todas suas dúvidas mostrando o melhor caminho para você, isso também vai facilitar sua vida e verificar se você está lançando tudo corretamente e como deve fazer o lançamento na declaração anual.
Também é interessante abrir um CNPJ (tipo MEI – Micro Empreendedor Individual) para emitir nota fiscal da venda de anúncios, serviços, produtos ou contratos com terceiros. Além de diminuir a quantidade de Imposto de Renda que você eventualmente pode vir a pagar com os ganhas do seu Blog.
Por isso, reforço, converse com um contador.
Sobre o cálculo da cotação do dólar, a referência é sempre o mês anterior ao recebimento que será declarado. Busque o último dia útil da primeira quinzena do mês anterior ao pagamento.
O programa do Carnê Leão já faz o devido cálculo para o imposto devido, todo mês que isso acontecer. Se não aparecer a opção de imprimir DARF, significa que você já pagou aquele mês ou que não precisa pagar, pois está abaixo do limite.
Repito: isso tem que ser feito todos os meses que você receber pagamentos vindos do exterior, neste caso, vindo do AdSense.
O valor a ser declarado tem que ser aquele da emissão do painel do AdSense. Não use o valor que aparece em seu extrato bancário com os descontos de serviços do banco. Tem que ser o valor total recebido.
Mesmo que seja algo chato e que diminui os nossos ganhos, precisa ser feito, pois este dinheiro é rastreável pelo Banco Central. Não declarar pode acarretar em problemas fiscais para você.
Comentários